9/21/2009

Rita rói-me o rosbife

Na época, todavia, não estávamos prontos: o movimento encontrava-se, então, naquele momento em que a crisálida se presta a romper, enfim, a fina membrana que lhe dará o espaço às asas a tornar livres e um céu a tomar de assalto.

Estávamos numa quermesse de angariação de fundos e um certo voluntarismo amador persistia em perfumar ainda com odor do fino verniz radical, o processo de normalização em curso que alguns gizavam já, mas quase nenhuns viam porém...

Estávamos na quermesse e eu navegava, no tépido do meu rum, com destino àquela utopia aveludada de sereno torpor, areias finas e sol quente, quando o gelo quebrou do pior modo possível:

“Rita rói-me”

Quiseram o Rum e uma má coincidência que eu estivesse lá quando a ingenuidade se foi e uma carreira se perdeu entre argumentos esgrimidos, raivas rosnadas e assassinatos de caracteres…

“Rita rói-me” e na centelha dum desejo mal medido, se incendiou a pradaria chinesa da nossa quermesse!
“Rita rói-me”... essas eram as únicas palavras de senso no meio de tanto calão jaculoso que espingardava pela boca Reinaldo: “Rita rói-me, eu quero ser o teu rosbife”. O resto...? O resto já pouco se prestava à transcrição.

Dizem que pela boca morre o peixe, mas a tensão hormonal do Reinaldo implicou realmente algo mais carnal – por assim dizer - para o fazer ruir. E Reinaldo precipitou-se pelo engodo do rosbife.

Talvez se a sua companheira não o tivesse abandonado para ir viver – como ela lhe cuspiu na cara - “com um homem a sério”, talvez ainda hoje o Reinaldo tivesse um futuro político. Talvez. Conjunturas são fáceis de fazer e o outro tipo era instrutor de Karaté.

Reinaldo viva dias de frustração? Como poderia não os viver em função da falta de rumo e rigor na condução da sua vida íntima e do Governo que teimávamos em tolerar [nós povo]?

Certo era é que Reinaldo não andava bem e desde a ruptura conjugal todas as características marcantes de um short-fused um tanto nervoso se tinham acentuado: Dava tonturas só de seguir o seu olhar inquieto dançando pendularmente em busca de pequenas quezílias, abafados conflitos e ásperas confrontações doutrinárias... Mas todos esses pretéritos folhetins tinham apenas ladrilhado o atalho para o abismo a céu aberto no qual iria tombar a reputação de Reinaldo - Reinaldo o Radical...

1 comentário:

Anónimo disse...

ah, ah, ah