12/18/2009

Siddharta - um poema indiano


Como sugestão de leitura, para este Natal, faço a modesta sugestão de Siddharta - romance escrito por Herman Hess. Siddharta foi resultado da sua viagem e permanência na Índia e é uma história sobre a procura da plenitude espiritual e dum sentido existencial, inspirada na tradição oral sobre a vida de Siddharta Gautama, o Buda.

Era meu desejo conhecer o sentido e a essência do eu, para desprender-me dele e superá-lo. Apenas logrei iludi-lo. Consegui, sim, fugir dele e furtar-me às suas vistas. Realmente, nada neste mundo preocupou-me tanto quanto esse eu, esse mistério de estar vivo, de ser um indivíduo, de achar-me separado e isolado de todos os demais, de ser Sidarta! E de coisa alguma sei menos do que sei quanto a mim, Siddharta! "

Sem comentários: