6/30/2010

Um país de "doutores"...

Li hoje no jornal que o ministro da ciência e ensino superior quer ter 2 milhões de licenciados em Portugal, de modo a que 40% da mão-de-obra até aos 35 anos possua o grau de licenciatura. Explica o Gago que o objectivo é vencer a crise e aumentar a produtividade através do aumento da escolarização, com direito a um extra: "cidadãos formados são melhores cidadãos".
Bom... mesmo abstraindo o exemplar facto histórico que há (pelo menos) 150 anos que os políticos incensam a educação como panaceia para os males nacionais - e veja-se no que se materializa todas as "paixões" educativas... -, resta saber para que queremos nós 2 milhões de licenciados... e licenciados em quê? para trabalhar onde?
No último fim de semana passeei por sítios onde ainda hoje se encontram os mesmíssimos muros de pedra erguidos séculos atrás e que de pé desafiam ainda o abandono das últimas décadas... Havia mais ciência nesses muros erguidos por camponeses analfabetos do que em em quase todos os códigos, códices e conteúdos universitários. E eu ainda estou por conhecer um desses sábios que seja capaz de lançar a semente ao chão e produzir feijão.
E quem diz feijão, poderia dizer centeio ou tomate.

Sem comentários: