6/26/2009

Sugestão de fim de semana


De carro por auto-estrada, sai-se na direcção de Torres Novas, passando o Entroncamento, até Constância. Camões viveu lá exilado, por se ter metido com uma donzela Corte... Na confluência do Zêzere com o Tejo, não lhe terá corrido mal o exílio! Constância tem camping.

Durante 2 dias, on the road, é possível conhecer Tomar, onde a Ordem Templária, no séc. XII, sob direcção de Gualdim Pais, construiu um Castelo, réplica perfeita daquele que os Templários haviam erguido na Jerusalém tomada pelas Cruzadas. Saladim reconquistou Jerusalém, mas Tomar permaneceu inexpugnável! O Mosteiro seria mais tarde agregado ao Castelo.

Daí até Ferreira do Zêzere é um pulo e é de aproveitar um banho de fim de tarde, nas águas mansas da barragem de Castelo de Bode. Segue-se depois por Dornes, virando para Sul, pelo Sardoal, até Abrantes. Fecha-se o anel novamente em Constância. Vale a pena ir até Almourol: um castelo, num ilhote do Tejo, que é uma obra-prima.

4 comentários:

Anónimo disse...

à pala de procurares a Inês, fartas-te de viajar! Não está mau o esquema

Anónimo disse...

ezatamente: isto é tudo partocinado: ele vai em autopullman com aire-condicionado ,hospedeiras de minisaia, e bar aberto.

Antonio Lains Galamba disse...

e para a minha zona, ainda por cima...


rui, por aqui é só inveja!
:)

Rui Fernandes disse...

Viaja muita para a encontar, eu que estou apenas a 10 km dela, não consigo sequer mostra-lhe o amor que sinto... Enfim!

Rui Fernandes