8/19/2009

Miranda do Douro

Sé de Miranda


Se Bragança fica já no "fim do mundo", Miranda do Douro fica no "fim do mundo" de Bragança! Debruçada sobre o rio Douro, altaneira, a cidade foi construída como posto avançado em pleno planalto. Raiana, Miranda do Douro tem uma catedral, muralhas e um torreão em ruínas - que os exércitos espanhóis não conseguiram destruir completamente da última vez que cruzaram a fronteira.

Hoje, tudo é diferente: há espanhóis por toda a parte e também muitos franceses. A antiga praça de armas não passa dum postal ilustrado, congregada em torno duma rua principal que atravessa o centro histórico e na qual se apinham lojas de souvenirs onde pontificam os linhos e camisolas da selecção nacional de futebol. O negócio deve andar mau e não é de agora: os ídolos exibidos nas camisolas são "Figo", "Rui Costa" e "Pauleta" e é, portanto, notório que não tem sido necessário renovar o stock...


Mas como de Turismo se fala, em Miranda do Douro salgam excessivamente a comida e os equipamentos municipais têm um ar de "abandono". Não se escuta o mirandês pelas ruas, mas uma antiga igreja foi reconvertida em biblioteca - o que não deixa de ser, provavelmente, o melhor dos destinos que uma igreja poderia ter... Existem alguns bairros de construção moderna, mas todos a uma distância sanitária do centro, já para lá das ameias que restam. Faz também muito calor. Isto é um inferno no Verão e deve ser um gelo no Inverno.

Sem comentários: